Recentemente (e muito por culpa de Oldboy) tenho estado cada vez mais a tentar colmatar o meu fraco conhecimento no que diz respeito a filmes asiáticos. Curiosamente, não são os famosos filmes de terror que me têm chamado à atenção, são sim os dramas românticos. Há uma sensibilidade e uma mestria na forma como este género é abordado. In the Mood for Love ou Happy Together mostram o talento de Wong Kar Wai, fabuloso a mostrar as relações de amor modernas, com um estilo muito próprio e uma narrativa diferente do habitual (sabe Deus como já estou farto dos típicos filmes americanos). Em breve espero conseguir ver 2046 - a continuação de In The Mood For Love - e espero ansiosamente por The Lady from Shanghai - a inevitável incursão do realizador no mercado de Hollywood, mas com a vantagem de ter Nicole Kidman no principal papel.
Chan-wook Park é outro nome incontornável, especialmente depois do estrondoso sucesso de Oldboy. Mas nem só de Oldboy vive Chan-wook Park. O seu antecessor na triologia sobre a vingança, Sympathy for Mr. Vengeance é também um brilhante ensaio sobre o íntimo da cruel natureza humana. Para breve está o desfecho da triologia com Sympathy for Lady Vengeance. Three...Extremes (que esteve próximo de estrear no nosso país) é uma experiência de 3 dos maiores nomes no que diz respeito ao cinema fantástico asiático. Chan-wook Park, Fruit Chan e Takashi Miike juntam 3 curtas metragens e criam uma obra de terror sem precedentes.
Ki-duk Kim foi o responsável por Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring - que, como já referi noutro post, podem comprar com a Premiere deste mês por apenas mais 8,50€ - Aclamado pela crítica e pelo público é um filme contemplativo, sobre os ciclos da vida. Nas salas (ou melhor, NA sala Paços Manuel, no Porto) podemos encontrar Bin-Jip (Ferro 3), uma verdadeira pérola que nos faz acreditar na magia das imagens e dos gestos.
De destacar, também no cinema asiático actual, o famoso Battle Royale, de Kinji Fukasaku; Crouching Tiger, Hidden Dragon, de Ang Lee; Kung Fu Hustle, de Stephen Chow; Infernal Affairs, de Wai Keung Lau e Siu Fai Mak; entre muitos outros que eu desconheço... Muito por culpa das distribuidoras nacionais, que só cá fazem chegar o que não presta, são raras as vezes em que filmes asiáticos estreiam no nosso país. Para além de tudo isto, os asiáticos dão porrada como ninguém, têm uma imaginação inesgotável e apostam sempre em visuais apelativos e arrojados. Ah e há sangue... muito sangue... 
 Ah, quase me esquecia, um blog indispensável para quem começar a ver filmes asiáticos e não sabe o que escolher: Etiquetas: Notícias |